quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Lançamento A Guerra dos Golfinhos - Social Comics

Flávio Calazans, Edição 2017

Já está disponível aos assinantes do Social Comics a nova edição de um clássico dos quadrinhos brasileiros, A Guerra dos Golfinhos, de Flávio Calazans. Esta 5ª edição é um deleite para os fãs. Além de novas retículas aplicadas por Lafaiete Nascimento (preview), o processo criativo de Calazans é esmiuçado pelo próprio com muitas ilustrações do processo gestativo da obra. O álbum tem a participação de Ivany Sevarolli, Edgard Guimarães, Fernando Vieira e
Luiz Antonio Cagnin (in memorian). Esta edição digital é um aperitivo para a edição impressa que sai final de março, junto com outra obra de Calazans, Guerra das Ideias. Fique ligado no Face da Editora e aqui no blog.


A Segunda parte das chamadas “Guerras Calazanistas” atinge nesta Novela Gráfica seu ápice criativo. Lançada pela primeira vez em 1983 como Sumidouro, em formato de bolso, fez tanto sucesso e vendeu tão rápido seus 500 exemplares, que o autor ampliou e reformulou a HQ passando de 30 para 50 páginas.
Apaixonado por Ciências - além de gostar de História e Geografia - e atraído por ficção científica,  Julio Verne, H.G. Wells, Isaac Asimov e series de Televisão como “Jornada nas estrelas” (Star Trek), etc, imaginou uma história em quadrinhos de FC que ilustrasse as teses de liberdade nas quais acredita, sem cair naqueles mesmos velhos e batidos clichês de naves espaciais e heróis predestinados invencíveis. Seu cenário não seriam estrelas e outros planetas, mas sim o desconhecido mundo das profundezas do seu próprio planeta.

Guerra dos Golfinhos, como toda boa ficção científica, baseia-se em fatos reais e em pesquisas em várias áreas, feitas em bibliotecas de entidades ligadas ao mar, em Santos. Oceanografia, biologia marinha, arquitetura submarina, ciência política, astrofísica e astronomia são algumas das referências que encontraremos neste fascinante HQ. Na história, ambientada em 85 (de uma outra era) o mundo está dividido em duas federações autoritárias, Urso e Águia, e uma libertária, A Aliança Aquática Anarquista, um povo submarino que respira dentro da água. Alf, um biólogo marinho e psicólogo frustrado, em missão no Triângulo das Bermudas, faz uma viagem astral visitando um planeta povoado por insetos semelhantes a cupins e gafanhotos. Lá, contra sua vontade, viverá uma incrível aventura.

Ler os quadrinhos de Calazans é uma experiência única. Com enquadramentos e linguagem cinematográfica, esta trama recheada de referências e simbolismos, prende o leitor desde o início, fisgado pelo talento do autor-diretor, que como um maestro vai conduzindo a orquestra para o final, que chega quando a gente menos espera e querendo saborear mais desta aventura que marcou a história da HQB. 
Bom mergulho!


Marcos Freitas, editor da Atomic Books












 

Um comentário:

  1. Façam uma matéria sobre o retorno da hq Dylan Dog, vencedora de 2 hq mix de melhor publicação de terror.A revista retorna esse ano, pela estreante Editora Lorentz, que planeja lançar 3 edições especiais para comemorar os 30 anos do personagem. Serão edições no formato original italiano, com historias inéditas e com previsão de lançamento para março/abril.

    ResponderExcluir