terça-feira, 25 de julho de 2017

Letra Livre 3

Revista eletrônica bimestral de Literatura e arte. Maio de 2017. Jacareí/SP. 143 páginas. Editora: Ana Rosenrot. Contato: revistaliteralivre@yahoo.com.br.

Letra Livre é uma revista literária gratuita, com a participação de dezenas de colaboradores, inclusive com representantes do continente africano - Angola e Moçambique. Publica poemas, contos e artes visuais e também algumas seções fixas, entre elas “Haikai Engraçadinho” e “Artista do Mês”.

Como trabalho de fôlego que é, tem altos e baixos.  E também arte panfletária, de alcance limitado pela ideologia e vocabulário inerente.

"A Mão da Branquitude" (Thaís da Silva Matos) é uma arte, segundo a autora, que fala sobre a opressão ao povo preto. Os termos “apropriação cultural”, “lógica capitalista”, “opressor-oprimido”, entre outros do texto que fundamenta o trabalho, nos dá o caminho das tendências da autora. Num congresso da UNE poderia ser lido em tom emocionado, mas pouco ou nada tem a nos dizer, a não ser repetir bordões e bandeiras socialistas para embasar idéias compensatórias que acabam em políticas que retrocedem a cidadania, em minha opinião.

“CULTíssimo” (Ana Rosenrot): Resenha de Filadelfia (1994), filme do diretor Jonathan Demme. Com atuações magníficas de Tom Hanks e Denzel Washington, este longa conta a história de Andrew Beckett (Hanks), promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório de advocacia da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador de AIDS, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Washington), advogado negro e homofóbico, que durante julgamento é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos. A resenha é muito boa, com curiosidades importantes sobre o filme e ressaltando aspectos fundamentais da película que legou o Oscar de melhor atuação para Hanks.

Gostei do slogan: “literatura com Liberdade”. Com ela tudo é possível.

Baixa a sua aqui: http://cultissimo.wixsite.com/revistaliteralivre/2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário