segunda-feira, 27 de março de 2017

QI 143

Mais uma excelente edição do fanzine bimestral QI (jan/fev 2017), editado por Edgard Guimarães. Mesclando informações com HQs, traz em suas 32 páginas (15x21 capa colorizada manualmente e miolo em PB) depoimento de José Ruy sobre o periódico português Tintin, artigo de Lio Guerra Bocorny sobre a Ebal e quadrinhos de Chagas Lima, Luiz Cláudio Lopes Faria, Eduardo Marcondes Guimarães e do editor, além das seções "Mantendo contato", "Fórum" e "Edições independentes".

A seção de cartas Forum, é o grande destaque como sempre, com longas missivas recheadas de informações. Dentre os assuntos discutidos, vou ressaltar dois. Henrique Magalhães (editora Marca de Fantasia), nos informa que está em começo de trabalho as digitalizações de antigas edições de QI. É uma notícia excepcional para os fãs de quadrinhos. Este fanzine é uma das maiores enciclopédias de informação de respeito sobre HQ. Não menos importante a recente aquisição feita pelo Ranieri Andrade, nada mais nada menos que toda a coleção do saudoso Valdir Dâmaso. Dentre as preciosidades contidas em 23 caixas, claro, toda a coleção do inesquecível "Jornal da Gibizada", fanzine de nostalgia que ele editou com esmero por anos, inclusive com algumas edições inéditas. Bem que ele poderia reeditar este clássico...

Outra seção importante é a que lista as publicações independentes produzidas no período, ao final do zine, contemplando um amplo leque de fanzines, com enfoque nos de quadrinhos.

Os leitores recebem junto também o encarte “Artigos sobre Histórias em Quadrinhos 5: Roy Rogers/Dale Evans”, com 12 páginas escritas pelo português Carlos Gonçalves esmiuçando a trajetórias destes personagens.

O QI é distribuído exclusivamente por assinatura, mas sua versão digital está disponível no site da editora Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com) bem como algumas edições anteriores.
Contato com o editor pelo email edgard@ita.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário